top of page
Buscar

Semana Farroupilha e Saúde Digestiva:

  • Foto do escritor: Lucas Gatelli
    Lucas Gatelli
  • 26 de set. de 2024
  • 2 min de leitura



Estamos no mês da Semana Farroupilha, o feriado mais significativo para a cultura gaúcha, repleta de tradições que aquecem o coração e a alma. No entanto, você sabia que alguns hábitos cultivados durante essa celebração podem ser prejudiciais à nossa saúde digestiva se não forem realizados com moderação? Vou apresentar dois exemplos.


O chimarrão, símbolo de hospitalidade e convívio social, pode auxiliar o funcionamento do intestino, é rico em antioxidantes, algumas vitaminas e minerais. No entanto, quando consumido em temperaturas acima de 60ºC pode aumentar o risco de câncer esofágico, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ademais, devido à presença de cafeína, pacientes portadores de doença do refluxo podem apresentar com mais frequência queixas de azia. 


O churrasco, um dos pilares da gastronomia gaúcha, e orgulho do bom corte bovino que temos no sul, e nos países fronteiriços, deve ser consumido ao ponto, pois garante melhor absorção das proteínas, facilita a mastigação e a digestão. As carnes mal passadas podem conter muitos parasitas e bactérias, havendo o risco de contaminação. Já as carnes passadas demais formam compostos carcinogênicos nas partes em que esquenta até quase queimar. Além disso, devido ao excesso de sal e o excesso de gorduras, pode levar a sensação de inchaço abdominal e constipação. E a longo prazo levar ao aumento do peso e consequente risco de gordura no fígado. 


Tradicionalmente, em nossa culinária, há grande quantidade de gorduras e carboidratos nos pratos típicos, o que pode levar ao ganho de peso, alteração no perfil de gordura e glicose do sangue, e consequentemente aumentar o risco de gordura no fígado, refluxo e alteração na motilidade intestinal. Por isso é importante optar por carnes magras, acompanhamentos saudáveis, como saladas frescas para garantir fibras e nutrientes essenciais que auxiliam na digestão. 


 
 
 

Comments


bottom of page
ENTRE EM CONTATO